Grupo de Auto-Ajuda

  Após varias crises, e ir e vir de hospitais, uma cardiologista disse para minha esposa que ela tinha a Síndrome do Pânico, ou Transtorno do Pânico, depois dessa noticia, após muita luta e medo, ela começou o tratamento, e logo procuramos um grupo de ajuda aqui em Uberlândia, e não encontramos.

  Era difícil imaginar uma cidade com mais de 500.000 habitantes, e não ter um grupo de ajuda aos portadores, e se houvesse muitos outros como ela a procura de ajuda? Então com um pouco de receio, e sem muita experiência no assunto, demos inicio ao grupo.

  Em Novembro de 2004, o Uberpan começou sua atividades em Uberlândia, e para nossa surpresa, muitas pessoas compareceram, a maioria com a Síndrome do Pânico, pessoas de 12 a 85 anos, alguns que sofrem a 10 anos, e outros a poucos meses, muitos deles somente descobriram o que tinham depois que eu e minha esposa, começamos a divulgar a doença, através dos meios de comunicação, mas não é difícil encontrar um portador, ou alguém que conheça um, basta falar sobre os sintomas com alguém, que logo esta pessoa se lembrara do caso de um amigo, parente ou conhecido que já passou ou esta passando por este transtorno. O problema é que muitos não falam mais sobre o problema, pois ate mesmo a família em muitos casos duvida, acham que e frescura, é a falta de emprego, falta de afeto e tantas outras coisas, mas somente quem tem sabe o que é ter uma crise.

  É por este e tantos outro motivos que nós estamos trabalhando para tentar informar e ajudar a quem sofre deste mal. 

  As reuniões acontecem no último Domingo de cada mês.

UBERPAN – Grupo de Apoio aos Portadores do Transtorno do Pânico de Uberlândia

(34) 3255-5848 / 99891-4249  /  99793-3030 (Ctbc)   André ou Eliana  

1.384 comentários

  1. Lendo os comentários vejo o quanto é importante procurarem ajuda. Existem técnicas e um bom acompanhamento terapêutico vai fazer todas diferença de forma a melhorar a qualidade de vida de cada um. Tem pessoas aqui de vários lugar do Brasil . Pessoal não deixem de procurar uma ajuda profissional….esse é o conselho que dou a todos. Meu email é danielly_borges@hotmail.com
    Quem quiser pode entrar em contato comigo 🙂

    Curtir

  2. Olá me chamo Maira e tenho SP a 15 anos… tenho tudo que é tipo de sintomas… Mais os dois qua mais me encomodam, é uma agonia na cabeça que parece que vou enlouquecer… é como se tivesse um bichinho andando no meu cérebro… já fiz tomografia e não deu nada… é o outro é a famosa paradinha no coração… fico apavorada quando sinto esses dois sintomas… o resto nem ligo mais… coração acelerado… tremedeira.. tontura suor nas mãos… sensação que vou desmaiar…. medo de morrer… choque no corpo… enfim é muito mais… Mais gostaria de saber se alguém aqui ja sentiu essa espécie de agonia na cabeça??? Porque a paradinha no coração ja vi que pessoas aqui sentem. Mais enfim se tiver um grupo de ajuda de whats gostaria muito de participar meu número》》(11) 9 8510 9262. Obrigada e Deus abençoe a todos (a)…

    Curtir

  3. Olá me chamo Maira e tenho SP a 15 anos… tenho tudo que é tipo de sintomas… Mais os dois qua mais me encomodam, é uma agonia na cabeça que parece que vou enlouquecer… é como se tivesse um vizinho andando no meu cérebro… já fiz tomografia e não deu nada… é o outro é a famosa paradinha no coração… fico apavorada quando sinto esses dois sintomas… o resto nem ligo mais… coração acelerado… tremedeira.. tontura suor nas mãos… sensação que vou desmaiar…. medo de morrer… choque no corpo… enfim é muito mais… Mais gostaria de saber se alguém aqui ja sentiu essa espécie de agonia na cabeça??? Porque a paradinha no coração ja vi que pessoas aqui sentem. Mais enfim se tiver um grupo de ajuda de whats gostaria muito de participar meu número》》(11) 9 8510 9262. Obrigada e Deus abençoe a todos (a)…

    Curtir

  4. Ola. De uns tempos pra cá venho sofrendo muito e não sei o q poderia ser. Tenho dores no peito, fico suando frio, com fraqueza, parece q vou cair a qualquer momento, e agora comecei a ter pintadas na cabeça, da um medo de morrer, já fui parar no hospital mas aparentemente não tenho nada, já fiz eco 2x e nada também, tenho 20 anos e sempre fui saudável, mas agora fico desesperada só de estar em um ônibus lotado e a dor no peito é constante, não para. Será que sofro de TP? Preciso pedir para a minha médica me encaminhar para um psiquiatra? Me ajudem por favor, não consigo viver mais. Se alguém tiver um grupo me add por favor 24 999728587

    Curtir

  5. Boa tarde, me chamo Valdeize, tenho 35 anos há muito sofro com SP e ansiedade. Essa madrugada acordei com dor no peito horrível! Parecia q tinha uma faca entrando no coração e ao mesmo tempo um aperto como se algo segurasse meu coração impedindo-o de pulsar. Gente horrível! Meu Deus! Quando levantei senti-me angustiada, pensando em doença, já querendo procurar um cardiologista… Alguém já sentiu isso? Eu já sinti outras vezes, mas sempre dá medo, mesmo sabendo q não tenho problemas cardíacos… Me falem se sentiram… Meu whatsapp 83 9826-5462. Bj aguardo.

    Curtir

  6. sofro do pânico a dez anos terrível sensação de que vai morrer coração bate e para,, volta , descompassa sei lá estranho de descrever dor no peito falta de ar tremores tontura medo dde ficar só tratei por dois anos e fiquei bem porem este ano recai novamente em fevereiro começou minha maratona novamente a medico remédio psicólogo sempre acho que tenho alg cardíaco e isso me assusta demais. É muito dficil mas estou caminhando só não vou perder minha fé e esperança de recuperar minha vida de volta .

    Curtir

  7. Bom dia amigos!!! Me chamo Elaine e sempre passo por aqui pra ver se tem alguem perdido em meio ao panico. Eu tenho a quase a dois anos e me trato ainda, mas crises nao tenho mais. Tenho um grupo d apoio e se puder ajudar d alguma maneira contem comigo ta. Bjs e nao desistam pq isso muda nossa vida pro mal mas podemos enfrentar e dar a volta por cima com muita fé em Deus e força d vontade!!!

    Curtir

  8. oi gente tenho 29 anos, me chamo Luiz . tive esse problema ano passado e sofri muito com todos os sintomas. mas gostaria de dizer a todos vocês que existe cura sim e estou caminhando pra ela. já estou a uns 3 meses que não sei o que é sentir essas coisas, e graças a Deus não foi preciso tomar nenhum tipo de remédio. gostaria de dividir minha experiência e ajudar um pouco a todos. abraços

    luiz farias
    04191 98010-7637

    Curtir

  9. Passei a madrugada em busca de grupos de ajuda enquanto vivo mais um dia de crise.. Encontrei alguns depoimentos importantes para que eu saiba que não sou a única na madrugada a sofrer,nesse momento existe milhares na madrugada sofrendo em seus quartos.. Legal pessoas ter grupo de auto ajuda,mas será que nesses grupos tem pessoas online 24h? Porque eu não durmo a noite,então é propício meu negativismo,ansiedade,angústias e etc,chegarem ao auge,e dai o sofrimento é maior por eu não tem a quem conversar. Enfim.. Deus seja conosco!

    Curtir

  10. Oi meu é Bete tenho muita ansiedade, e tenho vários sintomas, usei amytril e melhorei um pouco, o q mais me incomoda são as palpitações, taquicardia suores e tremores, alguém tem a sensação de que o coração da uma “paradinha” e depois volta ao normal, sinto isso há 5 meses, sempre a noite, madrugada e ao acordar , sensação de bolo na garganta, e uma gastura horrível, mesmo tendo acabado de comer, alguém sente isso também? ?? Na parte de depoimentos deste síte tem um louco (a) que fica escrevendo muitas besteiras e assina com o nome dos outros, inclusive com o meu, deixei até uma nota esclarecendo que ñ sou eu q escreve aquilo, a pessoa q faz ñ assina usa meu nome, fiquei muito triste, pois como se ñ bastasse a doença ainda essa situação, me ajudem por favor, sou da. Bahia, se tiver algum grupo de ajuda, me adicione por favor, meu watsap é (71) 8653-4903. Obrigada.

    Curtir

    • Bom dia!

      “O Sistema gastrintestinal é muito sensível as nossas alterações emocionais. O estomago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, pâncreas, vesícula funcionam bem se estamos equilibrados emocionalmente. Estresse, ansiedade, medos, tristezas, depressão, síndrome do pânico são sintomas que afetam diretamente nosso sistema digestivo.

      Dor no estomago, gastrite, ulcera, refluxo, azia, intestino preso, intestino preguiçoso, e muitos outros sintomas são causados por problemas emocionais.
      Quando temos problemas emocionais crônicos teremos nosso sistema digestivo afetado.

      Comer devagar, sem pressa, mastigar bem sem tomar liquido vai ajudar em sua digestão e controlar sua ansiedade. O maior inimigo do nosso sistema digestivo é a ansiedade e a correria da vida. Inseguranças financeiras, inseguranças emocionais, medo de doenças são os maiores vilões do nosso sistema digestivo.”

      Paz e Luz!

      Curtir

      • obrigada Bell!!ja passei várias fases,e sintomas..de um tempo pra vc agora assim com o digestivo atacado..fui ao gastro ele passou remédios e exames como sempre aquele medo na nossa mente!!
        mais vou fazer os exames,e tentar me acalmar!!pois minha ansiedade esta nas alturas!!!SÓ DEUS PARA NOS DA MUITA FORÇA!!conto com seu apoio!!obrigado pelas palavras!vamos manter contato

        Curtir

    • oi renata acredito eu que muitos q tem sp tenha pq o intestino e O órgão possui 100 milhões de neurônios. Isso e o fato de ser responsável por liberar neurotransmissores (mensageiros do cérebro) o fazem ser chamado por alguns especialistas de “segundo cérebro” do corpo humano. Nele se concentram 90% da produção de serotonina do organismo – neurotransmissor responsávl pela sensacao de bem estar .
      A serotonina é sintetizada no intestino, que tem um canal direto com o sistema nervoso central. É preciso ter uma boa saúde intestinal – sem alteração de formato, odor e coloração – para que haja essa produção de serotonina .
      intestino preso ja atrapalha, gazes o medico me cortou lactose e como bastante alface, agriao, rucula o medico proctologista disse que se naocomer folhosos fica difcil regular e agua pq nao da colica e entupimento pq as fezes nao estao hidradata

      Curtir

  11. Boa noite!!! Me chamo Elaine e entendo o sofrimento d vcs amigos pq tb passei por isso embora tenha panico a pouco mais d dois anos. Mas quero deixar aqui a minha unica maneira d ajudar vcs q é meu contato, pra q possa passar um pouco d conforto a vcs. O importante é nao desistir d viver, e lutar pela vida q Deus nos deu. Somos perfeitos e saudaveis. Bjs

    Curtir

  12. Tenho transtorno do panico bipolar tenho 53 anos aos 13 anos iniciou as crise aos 26 anos que descobriram o que eu tinha a minha Vida sempre foi de muito das crises porque ela nao avisa quando vem me afastei em 2010 e me aposentei em 09/2014 tinha muita difilcudade de raciocinio nao dava com de gerenciar .no meu trabalho.isto acontece divido so Grande quantidade de remedio que tomo minha Vida e um tormento preciso de ajuda mas nao sei a quem maid proucurar ja passei por 25 psquiatra

    Curtir

    • Bom dia!

      Depois de tantos anos de sofrimento, 25 psiquiatras e dezenas de medicamentos é hora de compreender que entrou no “labirinto dos transtornos mentais” através da MENTE, e é através da MENTE que você pode sair. A porta de entrada é a mesma da saída. Só é preciso OBSERVAR e COMPREENDER como vocè entrou para encontrar a saída.

      …………………………………………………………………………………………….

      (…)
      Se você está vivendo certo dilema, a primeira coisa, a saber, é como você ENTROU nele, para depois começar a SAIR dele.
      Mas as pessoas estão procurando a saída sem tentar compreender como entraram .
      Elas perguntam “como podemos sair da nossa raiva, do nosso apego, da nossa mesquinhez, como podemos sair da nossa possessividade, do sofrimento, sair disso e daquilo”?
      Mas essas mesmas pessoas não perguntam “como entramos nisso”?
      Primeiro veja como você entrou na raiva.
      Se você puder ver a entrada, a mesma porta é a saída… Não é preciso nenhuma outra porta.
      Mas sem estar consciente da entrada, se você tentar encontrar a saída, você não vai encontrar – você vai ficar cada vez mais desesperado.
      E é isso que as pessoas continuam fazendo.
      Por exemplo: nas escrituras, o que você está procurando? Soluções?
      Você mesmo é que deveria olhar para os problemas e tentar entender
      como você os cria.
      Por que você não observa quando está criando certo problema?
      E você cria todos os dias.
      Hoje mesmo, em algum momento do dia, você vai ficar com raiva de novo.
      Então veja como isso surge, veja como você entra nisso, perceba como isso se torna tão grande que você se perde…
      As abelhas devem ter algo parecido com as mentes humanas, exatamente a mesma espécie de estupidez.
      Elas entram pela porta escancarada e querem sair pelo vidro da janela fechada.
      E quanto mais ela tenta, mais desesperada ela fica e começa a tentar passar pela parede, pelo teto, por qualquer lugar.
      E no desespero, na frustração, ela se torna cada vez mais e mais cega, medrosa e apavorada.
      Ela perde toda a inteligência.
      E o mesmo está acontecendo com os seres humanos.
      As abelhas podem ser perdoadas, mas você não pode.
      A coisa mais importante, sempre que você estiver num problema, não é começar a fazer algo imediatamente, caso contrário, você tornará o problema maior.
      Simplesmente sente-se silenciosamente, relaxe… Descanse…
      Ao invés de tentar descobrir o caminho, observe por onde você entrou, porque todo problema tem sua própria solução e cada pergunta tem sua própria resposta em si.
      Se você for suficientemente atencioso, se você for suficientemente consciente, você será capaz de descobrir por onde você entrou na raiva, na possessividade, no apego, na mesquinhez…
      E nenhuma escritura irá ajudar.
      As escrituras são boas quando você é criança, as escrituras são boas quando você é jovem, mas chega um tempo em que você deve tornar-se maduro o bastante para ir além da informação e começar a procurar pela transformação.
      Vivemos tão mecanicamente…
      E cada momento é uma oportunidade, mas nós vamos perdendo-a na nossa estupidez.

      ………………………………………………………………………………………………….

      Paz e Luz!

      Curtir

  13. Boa noite
    Já n aguento mais esta ansiedade diária e constante,batimentos cardíacos acelerados,o apetite foi-se, entre refeições sinto me fraca,o que não acontecia antes,e só penso em doenças malignas e coisas más,da tiroide ou diabetes sei lá que mais…
    Estou medicada sim mas n vejo melhoras bem pelo contrario..cada vez tou pior do pânico e ansiedade e claro,seguem se as crises de choro…tenho um filho com três anos e acho que anda extremamente nervoso e sinto me culpada pois que de certeza que é por eu andar assim…
    Já me mudaram o ansiolítico 3 vezes e para nada! Estou carta cansada e sem força… Sabem o que é sentir isto?….

    Curtir

    • SIM BARBARA EU SEI ATE PQ MEUS SINTOMAS ERAM SEMELHANTES, ATE PQ OS MEDICAMENTOS ME DEIXAVAM MUITO DOPADA PRA TRABALHAR, NAO TINHA FILHO HJ TENHO, TIVE UMA RECAIDA AGORA EM FEV MAS JA ESTOU ME RECUPERANDO.
      OS MEDICAMENTOS SO FAZEM EFEITO DEPOIS DA SEGUNDA SEMANA, SE VC MUDA ANTES A IMPRESSAO E QUE VC STA SEMPRE RECOMEÇANDO O TRATAMENTO, POREM, FIZ TRATAMENTO COM REMEDIOS POR QUASE TRES ANOS, O Q FIZ A MAIS FOI TRATAR COM REIKE, ACUMPUNTURA E IOGA E ALIMENTACAO SAUDÁVEL QDO FUI MELHORANDO O MEDICO DIMINUINDO OS REMEDIOS ATE QUE PUDE PARAR E INICIAR ATIVIDADE FISICA E CASEI E TIVE FILHO LINDO.
      ANCIOSA AINDA SOU, ISSO E ANTERIOR AS CRISES DE PANICO PIOR QUE MINHA PROFISSAO EXIGE MUITO DE SANGUE FRIO, EQUILIBRIO E INSTABILIDADE, JA PENSEI EM PORAR DIVERSAS X , POREM MEUS ALUNOS NAO DEIXAM E ME DAO INCENTIVO.
      COMO SAIR DE NOVAS CRISES ESSE ANO AINDA ESTOU NO CAMINHO PRA SAIR, MAS COMO JA SOU TREINADA COM ESSAS CRISES , SEI QUE E PANICO ENTAO RESPIRO FUNDO , PENSO POSITIVO SE NO ULTIMO CASO NAO DER TOMO UM RIVOTRIL.
      MAS SEI O QUE E ESTOU COM PROJETO NOVO MUIIIIITO ANCIOSA , SOFRI UM ACIDENTE QUE ME DEIXOU MUITO ANCIOSA, ESTOU TRABALHANDO MUIIIITO QUE ME DEIXA MUITO ANCIOSA.
      VIU NO FUNDO SABEMOS O QUE TA RUIM SO QUE AS X NAO DA PRA MUDAR AGORA E NOS FICAMOS ADIANDO E TENDO CRISES DE ANSIEDADE E PANICO.
      ESPERO TER AJUDADO BOA SORTE.

      Curtir

      • Oi sheila
        Obrigada pelo comentário
        V
        Marquei para outro medico pois este não esta a dar conta do recado… Ate a minha libido se foi… Sou magra e n quero emagrecer mais,andando ansiosa o meu apetite vai-se e eu nem 50 kgs peso,para 1,62 CMS… Já é de mim se magra fui sempre assim mas não quero ser demasiado magra e muito menos andar sempre c ataques de pânico,em casa,no trabalho,etc. E esta medicação esta a enfraquecer me,dai eu dizer que entre refeições fico fraca e tenho que comer pois antes não era assim. E claro,penso logo em doenças malignas…um horror… Que Deus me ajude e obrigada pelo carinho. Beijinho

        Curtir

      • oi barbara eu tbem sou bem magra, ou melhor com essa recaida perdi 9 kilos, pra vc ver nao e facil essa luta, mas nao e impossivel, amanha vou ter curso com campeoes para olimpicos, ai vou poder ver o que e dificuldade espero que me auxilie a ver as coisas de outra forma e retornar com esperanca,
        eu gosto mesmo de alimentacao saudável, coma abacate, quinoa, suco de manga, coisas que sao caloricas porem naturais.
        as pessoas estao me achando tao magra que ate me levaram pra comer, so pra ver se eu como, mas o medico me tirou lactose, pq me dava colicas intestinais horriveis e dilatava o estomago, minha alimentacao e boa, so abuso do chocolate as vezes e tive que tirar doces por causa de labirintite, nao vou engordar nunca.
        mas pra nao perde eu faco isso como coisas caloricas porem gorduras boas, proteinas boas, e o medico me passou complexo b, pra ajudar a melhorar a parte nervosa. bj a disposicao
        amanha escrevo pra dizer como foi o encontro com os atletas para olimpicos bj boa noite

        Curtir

    • oi meu nome é mailsom..tou desesperado….num sei o que tenho……deu uma crise grande em mim…..minhas mãos ficaram formigando sem pode respirar….batimentos do coração acelerado…parecia que ia da um ataque cardiaco….muito medo de morrer na hora…fui ao hospital…o medico deu uma injesão diazepan ae fiquei bom por 3 dias…e a partir dae fiquei tendo crises..coração acelerado…sudorese….medo de morrer.dores de cabeça um pouco de fastio..nauséa….formigamente..dormencia nas mãos..asveses no peito..num sei mas o que faço…sem vontade de sair…e de anda de moto asveses passo mal e quando num passo mak em cima da moto…passo algumas horas dps….num sei mas o que fazer tou desesperado…..estou no psicologo mas num tou vendo resultado….ja tomei certralina e bromazepam…serviu um pouco mas não p acabar meu simtomas….me ajudem

      Curtir

      • oi maylsom no comeco e assim mesmo, demora um pouco pra se levantar, mas melhora , a terapia nos auxilia a melhorar muito, atividade fisica se o medico liberar, alimentacao saudável, beber bastante agua pra auxiliar os medicamentos, pq vai limpando o corpo.
        nao ficar procurando a respeito de doencas na internet, e noticias estressantes ou sensacionalista.
        e ter um passatempo legal, que vc possa rir, ficar perto de pessoas positivas.
        ontem fui ao sesi fiz aulas com atletas paraolimpicos, tinha paralisia cerebral, joguei futebol com eles, atletismo, volei sentado me diverti muito aprendi muito e melhor, voltei de la melhorada em relacao aos meus medos. bj boa sorte.

        Curtir

    • Ola Barbara eu sei o que você tem passado,pois tive a primeira crise a 2 anos e nao tratei com medicamentos pois tive experiencia em familia quanto a dependencia que os medicamentos causam e seus efeitos colaterais.
      E tambem tenho um filho de quatro anos e percebo sua agitação e sei que isso é fruto do meu stress por conta do problema vez ou outra sinto picos altos de ansiedade tremor palpitações agitação enfim mas hoje aprendi a lidar com isso mas de inicio foi dificil sai do emprego tinha medo de sair de onibos e medo de sair sozinha,mas depois descobri ter hipertiroidismo na verdade recentemente o que pode ser a possivel causa de todas essas sensações entao é bom procurar um.medico para descartar essa possibilidade flor,mas enfim fé em Deus em primeiro lugar e quando começar as crises pense que você ja passou por e que esta bem é algo momentaneo e felicidades sempre se você meu contato me manda uma resposta que eu te adiciono.

      Curtir

  14. Bom dia!
    Estou acordada desde as 3:00 da manhã, acordei sem ar pra respirar e sufocada, meu coração ficou a mil pensei que ia ter um ataque, agora estou com medo de dormir e passar mal de novo, alguém me ajuda por favor, se tiver grupo de whats me add (11) 98407-0028 obrigada!

    Curtir

  15. ola sou a tatiane sou de presidente prudente sp.. tenho 23 anos…
    tenho essas crises a 6 meses… nossa fico muito ruim.. parece q vou morrer.. vou ao hospital e eles dizem q nao tenho nada.. e mi manda embora..ja atei pensei q estou louca … pq eu sinto q tou mal.. e de tanto os medicos dizer q nun tenho nada. meu marido as vezes nen acredita q tou ruim … ele fica bravo nun fala comigo mi iguinora.. eh muito triste soh deus sabe oq passo… o neurologista mi disse q isso era sindrome do panico…
    mais nun tenho condiçao d pagar o tratamentoo …
    me coloquem no grupo .. ( 018 996413865 )
    obrigado

    Curtir

  16. olá, mim chamo Rosana Queiroz, tenho 19 anos, sou da Bahia, a mais ou menos 12 anos sofro com umas crises muito parecida cm a síndrome do panico, só que é diferente as minhas crises e já fui a um medico e ele disse que meu caso tinha que ser estudado ”pois não era coisas de se ver todos os dias” e toda vez que dou essas crises a unica vontade que dar é de morrer, não sei o que fazer! caso vcs tenham um grupo no whatsapp cm pessoas assim que possam dividir comigo informações, por favor mim adicionem!! 75 8253 3307. desde já agradeço.

    Curtir

Os comentários estão desativados.